terça-feira, 30 de novembro de 2010

Manchas nas axilas e virilhas



A pedidos, vou falar um pouco sobre um probleminha chatérrimo que ninguém merecia ter... As morenas sofrem mais , mas ninguém está livre:  O escurecimento de axilas e virilha.

A melhor época para tratar das manchas na pele é o inverno. Os tratamentos tópicos indicados em geral são à base de hidroquinona (ou de outros agentes clareadores). Esses medicamentos devem ser receitados por um médico dermatologista que avaliando o caso pode indicar também peelings seriados para ajudar a clarear as manchas bem como tratamentos a laser (que podem ser um coadjuvante interessante para reduzir o problema).

As manchas aparecem nessa região na maioria das vezes pela depilação . O que é feito com a intenção de nos deixar bonitas acaba tendo um efeito contrário e indesejado. Isso porque a depilação , com cera principalmente , acaba agredindo a pele, machucando mesmo. Essa agressão estimula a produção de melanina no local, ocasionando assim o escurecimento.  É recomendado alternar a depilação com cera e com lâmina de barbear (com a lâmina a probabilidade do pêlo encravar também diminui!). Porém a melhor opção para acabar de vez com o problema (estímulo da melanina por depilações/agressões constantes) é a Depilação a Laser!



Importante lembrar que a exposição solar também estimula a melanina e o consequente escurecimento das áreas expostas. Ou seja , é imprescindível o uso do filtro solar tanto na virilha quanto nas axilas (isso mesmo!).

Sabemos que as manchas de pele (melasmas) são agravadas por ação hormonal , como na gravidez e com o uso de anticoncepcionas orais. O mesmo mecanismo vale pras manchas escuras de virilha e axilas. Então se esse problema te incomodar muito seria o caso de conversar com seu ginecologista sobre a possibilidade de utilizar outro método anticoncepcional.

Deve-se evitar qualquer substância que agrida essas regiões, priorizando desodorantes suaves e cremes para pele sensível. Existem no mercado desodorantes que prometem dar uma força no clareamento das axilas, um deles é o Dove Dermo Aclarant. Para não irritar a região evite desodorante nas primeiras 24horas depois da depilação (é o que recomendam os dermatologistas...)

Na intenção de remover as manchas algumas pessoas usam esfoliantes . Isso pode ser feito de maneira suave, até mesmo para favorecer a absorção dos cremes clareadores, mas nunca de maneira agressiva . Lembrem-se que quanto mais agressão  mais estímulo da melanina e mais manchas!

Vou escrever um post sobre outro problema pra lá de incômodo  e que geralmente vem associado com as manchas na virilha, a Foliculite ou o popular "pêlo encravado" (sim, sempre tem como ser pior ... ai)

Voltem aqui pra conferir em breve ok?!

Beijos

2 comentários:

  1. Lu, que blog útil...cheio de dicas ótimas, adorei!!

    Bjos,


    http://everlastinghoney.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Van! Que bom que gostou! Volte mais vezes me visitar!
    Ah! já dei uma passadinha no seu blog e adorei!

    Beijos

    Lu

    ResponderExcluir