sexta-feira, 28 de maio de 2010

Manchas, Envelhecimento, Câncer de Pele: Proteja-se!

Os cuidados com a fotoproteção devem fazer parte da nossa rotina o ano todo e não apenas durante o verão, ok?




Embora a maioria já saiba, mas nunca é demais repetir: mesmo em dias nublados os raios solares podem danificar a pele!

Saiba as diferenças entre os raios UVB, UVA e Luz Visível:

Raios UVB
Causam danos imediatos:

Queimaduras solares
Danos diretos ao DNA Celular
Relação com Câncer de Pele


Raios UVA
Causam danos cumulativos:

Estimulação do aparecimento de manchas
Formação de radicais livres ( envelhecimento precoce )
Danos indiretos ao DNA celular
Lesões cancerígenas


Luz Visível:
Causa danos cumulativos:

Pode aumentar o aparecemento de manchas
Favorece o envelhecimento precoce( formação de radicais livres)


Portanto: Usem Filtro Solar!!

0,,43101201,00.jpg

Diariamente!
Repassem durante o dia!
Utilizem mesmo que seus cosméticos já contenham fator de proteção!
Usem também na sombra e em dias nublados!
Em ambientes internos, quando há exposição a lâmpadas ou equipamentos, também usem!


sol5.jpg

obs: - Alguns medicamentos podem alterar a sensibilidade da pele ( e em alguns casos causar manchas) . Converse com seu médico se estiver realizando algum tratamento e peça orientação antes de expôr-se ao sol.
- Mesmo que você não tenha ficado "vermelha(a)" nem "descascando" não significa que não houve danos à sua pele, certo? Pois, como visto anteriormente os raios UVA não causam vermelhidão , mas danificam o DNA celular e podem causar lesões cancerígenas!
- O bom filtro solar, portanto, não apenas evita a vermelhidão da pele, mas também protege contra os raios UVA e Luz Visível.

verao.jpg

Numa próxima postagem citarei alguns bons produtos disponíveis no mercado!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Peeling!


O termo peeling vem do inglês to peel, que significa descascar. Consiste na aplicação de 1 ou mais agentes esfoliantes sobre a pele, resultando numa destruição controlada de parte da epiderme ou da derme, com consequente formação de novos tecidos.

Os peelings melhoram a textura da pele e dos poros , estimulam a produção de colágeno minimizando rugas e flacidez, promovem uma vasodilatação aumentando a nutrição celular, tratam de manchas e casos de acne, além de favorecerem a absorção de cosmecêuticos através da pele.O procedimento pode ser realizado através da aplicação de substâncias químicas ( ácidos) , agentes físicos ( microdermoabrasão com cristais ou diamante) ou ativos biológicos ( enzimas ) .


Peelings Químicos:

Os peelings químicos de caráter estético mais utilizados são elaborados a base de ácido glicólico, lático, mandélico, salicílico, kógico entre outros. São utilizadas baixas concentrações desses ácidos, o que resulta em menor descamação e poucas reações irritativas. Por esse motivo , os peelings são realizados de maneira seriada ( algumas sessões ) .


 
Peeling de Cristal e Peeling de Diamantes:

Consistem em esfoliar a pele de maneira progressiva e controlada, através de um aparelho com sistema de vácuo que emite cristais de óxido de alumínio na área a ser tratada ( peeling de cristal ) ou com o uso de ponteiras diamantadas nesse mesmo aparelho de vácuo ( peeling de diamantes).

Esse processo pode ser associado ou não com um peeling químico de acordo com o caso e o resultado almejado. Atenua rugas finas, trata estrias, manchas e cicatrizes de acne, além de melhorar a textura da pele.

Por se tratar de um procedimento suave, pode ser utilizado durante todo o ano, desde que se respeite a orientação quanto ao uso do flitro solar, entre outras determinadas pelo profissional.

No entanto , o inverno é o momento mais propício para a realização do peeling, já que não costuma-se ocorrer exposição solar excessiva.


Peelings Enzimáticos:

Realizados através da aplicação de enzimas proteolíticas ( abacaxi, mamão, entre outras). Pode ser aplicado em peles sensíveis por se tratar de um procedimento não agressivo. Atua na superfície celular, produzindo uma descamação gradual das células queratinizadas. Promove a renovação celular, rejuvenescendo e suavizando imperfeições.


Os procedimentos citados devem ser realizados por profissional habilitado, que realizará uma avaliação do paciente e definirá o tratamento mais indicado, além de fornecer informações e orientações necessárias, como o uso de filtro solar.
É necessário analisar o fototipo do paciente, bem como verificar quais cosméticos estão sendo utilizados no dia a dia e também os tratamentos realizados anteriormente .