terça-feira, 14 de junho de 2011

Salto Alto : consequências à saúde



Calos, joanetes, encurtamentos musculares, problemas de circulação venosa e linfática, sobrecarga lombar... a lista de problemas causados pelo uso do salto alto é imensa. Mas nós mulheres fazemos questão de ignorá-los frente a um belo salto 13. Meia-pata? Plataforma? Não adianta não... faz mal também, ou até pior no caso da plataforma, que aumenta muito o risco de queda.

Quando era mocinha dizia pra minha mãe que ia saber que tinha ficado velha quando preferisse um sapato confortável ao invéz de um lindo salto alto. Esse dia chegou! rsrs

Eu imaginava que nunca desceria do salto, sob hipótese nenhuma. Mas desci, literalmente!  Claro que a maioria dos meus sapatos tem saltos altíssimos, e eu prefiro assim, mas hoje em dia uso-os apenas em ocasiões especiais , ou quando não vou permanecer muito tempo em pé ou caminhando. Me rendi às, até pouco tempo odiadas, botas montaria . Trabalho com elas, faço compras, bato perna...e hoje eu amo!

Uma opção é intercalar dia sim, dia não o salto alto com o baixo, mas  ao contrário do que sempre foi pregado por ortopedistas e por nós fisioterapeutas, cada dia mais pesquisas estão mostrando que até mesmo o tão indicado salto de 3 cm pode causar problemas. Fomos "projetados" para andar descalços, e o salto altera toda a biomecânica do movimento.


A seguir um artigo interessante sobre o assunto

(obs: Os trechos em negrito foram destacados por mim)
...............................................................

"Com sapatos de solado plano, o peso do corpo fica distribuído de maneira mais uniforme pela ondulada extensão do pé. Com o salto alto, a pressão vai toda para o hálux, nome médico para o popular dedão. O resultado pode vir em graus diversos. Cansaço, dor e calos são os mais costumeiros e fáceis de enfrentar. Mas há até quem acabe sofrendo de deformidades ósseas, como joanete, ou de problemas na musculatura da coxa e na curvatura lombar. Sem falar nos riscos de queda, lesões dos ligamentos e luxações no tornozelo, provocados pelo equilíbrio precário do andar nas alturas. Mesmo os saltos femininos menores podem causar transtornos.

Em outra pesquisa, Cibele Réssio analisou dez mulheres andando descalças, depois com saltos de 3, de 6 e de 9,6 centímetros. Para isso, usou uma palmilha com 960 sensores ligados a um computador que registrava, entre outras coisas, a velocidade do passo e o padrão de pressão. Conclusão: os malefícios perpetrados pelo salto 3 são quase idênticos aos do salto 9,6. Nem mesmo os especialistas estavam cientes disso. "Antes, os ortopedistas recomendavam ir ao trabalho com o salto 3 e, à noite, usar o mais alto", diz Cibele.

Independentemente dos traumas, boa parte do sexo feminino simplesmente adora o artefato pontudo. Segundo recente pesquisa da revista científica British Journal of Podiatry, uma em três inglesas gosta de usar continuamente saltos altos da moda. Mais de 80% das súditas da rainha ficariam relutantes em mudar o estilo dos sapatos para melhorar um problema no pé. E uma em cinco poria calçados desconfortáveis devido às expectativas dos namorados, marido ou empregadores. É um mercado inesgotável, inclusive no Brasil, que poderá chegar a um projeto desenvolvido na Universidade de São Paulo por Cibele Réssio e pelo professor de biomecânica da Escola Politécnica Raul Gonzáles.

Os cuidados com a saúde dos pés femininos não se esgotam com o gerenciamento correto do salto alto (
confira no quadro). Quando surgem os calos nos pés, por exemplo, a pior alternativa é correr ao pedicuro e retirá-los. O mais correto é procurar saber o que está por trás do problema. "A causa pode ser até uma doença de pele", adverte o ortopedista Osny Salomão. O calo nada mais é que uma reação da pele a um trauma decorrente do uso de sapato apertado ou provocado por saliência óssea. Dependendo do caso, o tratamento é feito por um ortopedista ou por um dermatologista. Quando há saliência óssea, realiza-se uma cirurgia para retirá-la. Para problemas dermatológicos, indicam-se remédios específicos.

No caso do joanete, uma deformação crônica, a solução é adotar calçados sem salto com bico redondo ou quadrado ou submeter-se a uma operação nos pés. Cortar a unha de maneira errada também costuma trazer uma série de transtornos, pois ela pode encravar e levar a infecções doloridas. Uma ida ao pedicuro pode resolver, mas às vezes um tratamento cirúrgico é necessário. Quando a situação não é tão grave, alguns podólogos colocam por três meses um fixador na unha, que faz com que ela fique plana.

 Outro conselho, no caso para os fãs de corrida, é nunca praticá-la com tênis apertados. A compressão diminui o fluxo sanguíneo para os dedos, o que pode ocasionar a queda das unhas.

Hoje, todo o tormento do salto alto recai sobre os pés femininos, mas é bom lembrar que se atribui sua invenção a uma encomenda do rei Luís XV, que governou a França de 1715 a 1774. "

fonte: veja on-line
                                               ...........................................................................
                     
                          



Então meninas, vamos usar o bom senso? Não há charme que resista a dores e desconfortos. Andar torta de dor no pé não é nada sexy concordam?

Para variar, só de vez em quando, vamos pensar na nossa saúde e bem estar , ao invéz de querer impressionar o marido, namorado e até as outras mulheres?  Um salto baixo às vezes é bom e sua saúde agradece!! E mulher saudável e disposta é sempre mais bonita e atraente não acham?



Um Beijo



9 comentários:

  1. se eu te falar que não sei andar de salto, vc acredita? Pois é.
    Tenho um unico salto (melissa)para ocasiao especiais (e olhe lá). Andei muito de sapato social (saltinho ou mesmo baixo), meus pés até hoje projetam aquele tempo. Como tenho os dedos longos demais para a maioria dos sapatos deu o q deu calos.
    acho lindo saltos e mulheres q andam neles, mas como ja tive problemas tanto para os pés como uma hereditariedade que não me ajuda nem um pouco. Ainda espero não ter dores quando idosa, rs

    ResponderExcluir
  2. Lu, gostei tanto dessa matéria que compartilhei no meu Facebook!
    Muito interessante e importante, todas as mulheres deveriam ler!!!
    Parabéns!!!

    beijoo

    ResponderExcluir
  3. Sivia!Eu também tenho dedos longos, então pra sacarpin por exemplo é um problema, tenho que comprar 1 numero menor pra não ficar saindo do pé. Mas dái fica me apertando os dedos... toda vida usaei salto alto, e junto com o Ballet que fiz por mais de 10 anos, vc pode imaginar o estado dos meus calos kkk. Agora ta melhor um pouco, tenho usado salto baixo no dia a dia. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rá!

    Que legal que gostou!! Fico feliz

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vários saltos e não uso nenhum, machuca horrores meu pé e pareço um pato andando. O pior é em festas, que as pessoas te olham torto se não estiver de salto. =/
    Mas não sabia que usar muito salto alto prejudica a saúde...

    Mas independente disso eu prefiro as sapatilhas mesmo, ao menos no dia-a-dia...não entendo esse povo de saltão pegando ônibus, correndo pra atravessar a rua etc

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabíola!rsrsrs é em certas ocasiões o povo quer ser elegante e o efeito é totalmente contrário! Já peguei muito ônibus na vida, mas de saltão ninguém merece .... rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Este seu Post (inspiração para o meu!) rendeu! Ele já é, lá no meu Blog, o mais lido do Mês! Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sérgio! Que legal!! É um assunto muito importante né!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Luciane!
    Amei a postagem apesar de não ser fã de saltos, prefiro as molecas.

    Estou te seguindo, amei seu cantinho. Se puder e quiser me seguir, agradeço de coração.

    http://temdetudosusu.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir