domingo, 19 de junho de 2011

Você se acha bonita?


Uma grande contradição: as mulheres nunca se preocuparam tanto com a beleza e a boa forma. Gastam pequenas fortunas em tratamentos estéticos e em cosméticos, sem contar a cirurgia pástica, que se tornou corriqueira e comum. Mas, apesar disso tudo , desse foco todo nos cuidados com a beleza, as mulheres não se acham bonitas.

Apenas 4 em 100 (!!!) se consideram belas. Essa informação me assusta gente. O que de fato estamos buscando? Qual a beleza que procuramos? Pra quem e pra quê queremos ser belas? Estamos o tempo todo nos comparando... isso é tão errado, pois corremos o risco de nos tornarmos presunçosas ou tristes: porque sempre vai existir alguém "mais bonita" e alguém "menos bonita" do que nós.

Não acredito na busca da beleza pela competição ou pela comparação com outras mulheres. Acho que o parâmetro deve ser sempre nós mesmas. Como éramos antes, com estamos agora e como queremos estar no futuro.

Leiam abaixo a matéria divulgada na mídia sobre o assunto:

.......................................................................................................................................

(Obs: Como sempre, os trechos em negrito foram marcados por mim)


"As mulheres não se sentem belas.  É o que revela uma pesquisa realizada com 6.400 mulheres, entre 18 e 64 anos, em 20 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França e Itália. O estudo revela que apenas 4% se consideram bonitas. No Brasil, elas estão mais satisfeitas: 14% se sentem belas. As mais insatisfeitas são as portuguesas.
Mas apesar de não reconhecerem a própria beleza, 80% enxergam essa qualidade em outras mulheres. O estudo ainda mostra que a maioria das mulheres admite que sente pressão para ser bela (59%). Para 32% a maior pressão vem delas e depois da sociedade (12%), amigos e família (9%). Segundo a psicanalista inglesa Susie Orbach, que conduziu a pesquisa, essa realidade pode minar a autoestima, confiança e felicidade. Susie é integrante do conselho da Sociedade Psicanalítica Britânica, que estuda o comportamento feminino.
Enquanto 92% afirmam que cuidar de si mesma é importante para se sentir bonita, 86% acreditam que a beleza pode ser alcançada por meio de fatores que não têm relação com a aparência física. Na lista estão fazer algo que você realmente gosta (91%), ter amigos (84%) e até ter um relacionamento estável (83%). Em relação às brasileiras, 91% afirmam que se sentem mais bonitas quando estão felizes e realizadas na vida. Os olhos, o sorriso e os cabelos são o que elas mais gostam em si mesmas. Enquanto a barriga é o que elas menos gostam.
Na Arábia Saudita, apenas 18% dizem que se sujeitam a pressões para serem belas enquanto mais da metade se sujeita na Rússia e Romênia. Na China, o índice é o menor: 13%. Já nove entre dez romenas e russas se sentem mais felizes quando se acham mais bonitas. E 3/4 das mulheres no Brasil e México concordam que receber um elogio sobre sua aparência faz com que se sintam belas, contra 1/3 das americanas e polonesas.
A pesquisa "Verdade sobre a Beleza" foi conduzida pelo instituto de pesquisa inglês StrategyOne, encomendada pela marca Dove, da Unilever.

O estudo global destacou os seguintes temas principais: a beleza deve ser fonte de confiaa e não de ansiedade, havendo inclusive uma conexão entre beleza e felicidade; as mulheres são suas piores críticas no que diz respeito à própria beleza, e as mulheres não estão maximizando seu potencial de beleza.

"Essas estatísticas são devastadoras, temos uma crítica interna selvagem cujos olhos se amesquinham quando nos olhamos,” observa Susie Orbach, psicanalista inglesa, fundadora do Centro de Terapia da Mulher, conhecida mundialmente por ter tido como paciente a princesa Diana e que ofereceu consultoria à Dove na condução da pesquisa. Segundo a psicanalista, “infelizmente isso pode repercutir de maneira mais abrangente, minando sua autoestima, confiaa e felicidade”.
www.bemfit.com

........................................................................................................................

Um dado em especial me chamou atenção:  91% das mulheres se sentem bonitas quando estão felizes e realizadas. E a maioria esmagadora não se acha bonita! Enfim, precisamos refletir, não é mesmo?

Se cuidar tem que ser um prazer, um carinho que fazemos pra nós mesmas. A busca pela beleza não deve ser uma agressão à nossa autoestima. Algo está muito errado nesse processo, não acham?


Um beijo




10 comentários:

  1. OI Lu, eu sempre tive em paz com minha beleza. Desde criança. Mas nem por isso deixei de cuidar de forma dedicada e perfeccionista de meu corpo, minha saúde e meu rosto.
    Acho que tudo tem uma grande relação, saúde, beleza e mente.

    Cuidar da beleza é natural e prazeiroso pra caramba! É cuidar de você!
    Se não for assim, acho que não faz parte da natureza da pessoa e não adianta forçar.
    Sou perfecionista comigo mas percebo meus méritos. Cada um tem uma beleza própria e precisa tomar contato com ela.

    beijoss
    Sivia
    www.treinoebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal esse post Lu, as vezes a gente se acha feia mesmo, tem muita a ver como estamos vivendo, se estamos felizes mesmo, começa por dentro tudo as emoções e sentimentos..
    Flor amei o post, amo seus comentários, obrigada pela presença no blog!
    Hoje post novo look do dia!
    Beijooooo
    Janaina Pereira
    @blogjanna
    http://www.rosaepinkbyjana.com

    ResponderExcluir
  3. Que demais essa matéria, que post perfeito! Realmente hoje em dia as mulheres nunca se satisfazem com o que têm e com o que são, isso me intriga bastante! É claro que é completamente justo querer mudar algo em si (eu mesma já passei por uma cirurgia), mas estar infeliz com tudo, é realmente muito triste! Todo mundo vai ser muito feliz quando descobrir que o segredo não está na beleza padrão, mas sim em casa um ser apenas o melhor que puder ser! É o que penso!

    Um beijo
    Ma Haik
    www.mahaik.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lú eu vi esa reportagem e penso que o atual ego é herdeiro do narcisismo, tende a colocar a exigência estética no limite do inalcançável! Se não estiver sarada, siliconada, sem rugas, o corpo é fonte de frustração. As pessoas acabm se reduzindo ao corpo que carregam! Como se fosse determinar a felicidade ou pior a identidade da pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Também acho isso. Sinceramente tenho medo de onde isso vai parar. Em breve as pessoas parecerão "bonecos de cera" fabricados. Superficialismo e materialismo parecem dominar a grande maioria das pessoas. E claro que pessoas assim não são felizes nem satisfeitas nunca, afinal plastica não conserta ninguém por dentro, não concerta nem lapida o espírito, a essência. E no fim é isso que faz a diferença, seja para sermos amadas seja para nos sentirmos felizes.

    Acho que o segredo é o equilíbrio "corpo-mente-espírito". Cuidar apenas de um deles não é o ideal e não traz felicidade.

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Posso ainda ser adolescente (14 anos)hj não me acho bonita e acabo me comparando a outras garotas bonitas, que vejo na rua, ou na propria sala de aula, até me comparo a minha melhor amiga... mas ela sempre diz "vc é bonita, é linda...", As vezes acho q ela esta mentindo pra mim, mesmo q não seja verdade!, to meio triste por isso... nada vai tira essa tristeza(acho...), nem cirurgia plastica no nariz(odeio meu nariz),meu problema é mais emocional! não posso evitar de me sentir assim!

    ResponderExcluir
  7. Ksantos,a maioria de nós se compara mesmo... acho até natural... sabe que eu fui ficando mais bonita com o passar dos anos... o tempo passa e a gente descobre nossos pontos fortes e aprendemos a usá-los a nosso favor... ficamos mais seguras, mais interessantes, vai acontecer com vc tbem! Vc ainda vai mudar muito já que é tão novinha, mas eu acho que deveria acreditar na sua amiga, se ela é sua amiga mesmo com certeza está dizendo a verdade né?
    Com relação ao emocional, realmente tem tudo a ver. Quanto o emocional está legal a gente se sente melhor em todas as áreas da vida , inclusive com a nossa aparência!

    Espero sinceramente que se sinta melhor e que seja muito feliz!

    Um beijo

    ResponderExcluir