quinta-feira, 22 de março de 2012

Fabrique a sua alegria - por Denise Fraga



"O que faz seu olho brilhar?

Tenho a sensação que a nossa trajetória nesta vida é dentro de um rio onde, até a metade da nossa existência, podemos somente nos deixar flutuar e sermos levados. À certa altura, precisamos nadar contra a correnteza, porque o prazer de apenas flutuar já não nos basta. Se simplesmente nos deixarmos levar, as coisas vão ficando sem sal, os homens vão ficando no sofá, o controle remoto ajuda... tenho uma amiga que fala que não tem jeito: mulher fica chata e homem fica bobo. Não sou tão radical assim, mas acho que temos que nadar contra a correnteza às vezes, ir contra o peso dos dias, experimentar se livrar de si, se reinventar e se surpreender.

Precisamos nadar contra a correnteza da mesmice . Diariamente. Mesmo completamente emaranhados nas nossas agendas impossíveis, podemos nos oferecer coisas novas. Loucura? Talvez. Prefiro chamar de exercício de disponibilidade. No mínimo teremos uma boa história pra contar.

Noutro dia, fui ao cinema e um anúncio perguntava: " Qual foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?". Decidi me perguntar isso de vez em quando.

Não é fácil, parece que não vai dar certo. Mas há que se reinventar. Nossa indústria de cansaço e tédio trabalha a todo vapor e não achamos legítimo fabricar alegria? Às vezes parece ridículo, patético até. Mas experimente.

Maturidade traz sabedoria, mas também traz tédio e preconceito. Tem que tomar cuidado e abrir as janelas para ventilar. Requer esforço e criatividade. Não se fabrica felicidade, mas podemos dar mais chances de existência para a alegria. "

( Um texto de Denise Fraga, para a Revista Lola - março de 2012)



3 comentários:

  1. ´otimo texto! Boa semana! bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal Silvia! Tenha uma ótima semana vc tbém!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Hermoso post!!!
    Pásate a visitarme y si quieres, podemos ser seguidoras.
    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir